domingo, 27 de dezembro de 2009

Alice Vieira -30 anos de vida literária


"A minha infância foi um corredor muito grande que rangia pela noite dentro, os termómetros com que me viam a febre, o sabor adocicado do Ceregumil que me faziam beber porque tinha vitaminas .
A minha infância foi não ter tido amigos da minha idade, não ter ido à escola, não ter esfolado os joelhos, não ter sujado sequer os bibes de folhos que me vestiam sobre os fatos .
A minha infância foram os amigos encontrados nas páginas dos livros, O Feiticeiro de Oz, As Aventuras de Tibicuera, O Romance da Raposa, O Menino Enjeitado, as Aventuras de Sandokan, do Lagardère, tantos, tantos. A minha infância foi também uma velha máquina de escrever, onde tentei juntar letras, fazer palavras, e que bonito era aquele som! A minha infância, acho que só começou quando entrei no Liceu Filipa de Lencastre e pela primeira vez brinquei com gente da minha idade. Da minha infância, acho que só gostei da máquina de escrever. Da minha infância, só isso guardo : está aqui, é nela que hoje escrevo. E o som ainda é o mais bonito de todos ."
Antologia Diferente: De que são feitos os sonhos?Porto: Areal Editores, 1986, pág. 183


Alice Vieira nasceu em Lisboa, em Março de 1943 e é licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Exerceu durante algum tempo a carreira docente, enveredando pelo jornalismo a partir de 1969.
Dirigiu no Diário de Notícias o suplemento infantil "Catraio".
Para além da extensa obra publicou também adaptações de histórias tradicionais portuguesas e macaenses e uma antologia de poesia popular para crianças. É considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas para crianças e jovens, com grande projecção nacional e no estrangeiro.
Pertence actualmente à Direcção da Sociedade Portuguesa de Autores. É cooperadora desta instituição desde Fevereiro de 1992.

Distinções/Prémios
. Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, 1979 (Rosa Minha Irmã Rosa).
. Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças, 1983 (Este Rei que Eu Escolhi).
. Auswahliste Deutscher Jugendliteraturpreis, Alemanha, 1992 (Rosa Minha Irmã Rosa).
. Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças, 1994 (pelo conjunto da sua obra).
. Lista de Honra do International Board on Books for Young People, 1994 (Os Olhos de Ana Marta).
Obras:
Romance
. "Rosa, Minha Irmã Rosa", Lisboa: Caminho, 1979.
. "A Espada do Rei Afonso", Lisboa: Caminho, 1981.
. "Chocolate à Chuva", Lisboa: Caminho, 1982.
. "Este Rei que Eu Escolhi", Lisboa: Caminho, 1983.
."Graças e Desgraças na Corte de El Rei Tadinho", Lisboa: Caminho, 1984.
. "Flor de Mel", Lisboa: Caminho, 1986.
. "Às Dez a Porta Fecha", Lisboa: Caminho, 1988.
. "A Lua Não está à Venda", Lisboa: Caminho, 1988.
. "Os Olhos de Ana Marta", Lisboa: Caminho, 1990.
. "Se Perguntarem por Mim, Digam que Voei", Lisboa: Caminho, 1997.
Teatro
. "Leandro, Rei da Helíria", Lisboa: Caminho, 1991.
Histórias Tradicionais Portuguesas
. "Corre, Corre Cabacinha", Lisboa: Caminho, 1991.
. "Um Ladrão Debaixo da Cama", Lisboa: Caminho, 1991.
. "A Adivinha do Rei", Lisboa: Caminho, 1991.
. "Rato do Campo, Rato da Cidade", Lisboa: Caminho, 1992.
. "Periquinho e Periquinha", Lisboa: Caminho, 1992.
. "As Três Fiandeiras", Lisboa: Caminho, 1993.
. "O Pássaro Verde", Lisboa: Caminho, 1994.
. "O Coelho Branquinho", Lisboa: Caminho, 1994.
. "Uma Voz do Fundo das Águas" (Instituto Cultural de Macau), Editorial Pública, 1988.
. "O Que Sabem os Pássaros" (Instituto Cultural de Macau), Editorial Pública, 1988.
. "O Tempo da Promessa" (Instituto Cultural de Macau), Editorial Pública, 1988.
Antologia de Poesia Popular Portuguesa
. "Eu Bem Vi Nascer o Sol", Lisboa: Caminho, 1994.
História / Lenda / Narrativa
. "Macau: da Lenda à História", Macau: Livros do Oriente, 1990.
. "Praias de Portugal", Lisboa: Caminho, 1997.
Os livros de Alice Vieira estão traduzidos e editados nos seguintes idiomas: Alemão. Búlgaro, Basco, Castelhano, Galego, Francês, Húngaro, Neerlandês, Russo e Servo-Croata.

Sem comentários:

Enviar um comentário