quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

AUTOR DO MÊS - ÁLVARO MAGALHÃES

Este mês o autor escolhido foi  o Álvaro Magalhães.
Aqui ficam algumas notas biobibliogáficas deste escritor de que poderás encontrar vários títulos na tua BE "Casa de Aprender"...

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. Começou por publicar poesia no início dos anos 80 e, em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças, intitulado “História com muitas Letras”. Desde então construiu uma obra singular e diversificada, que conta actualmente com mais de três dezenas de títulos e integra contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos. As suas obras para a infância, onde reina a força do imaginário e da palavra, são o produto de uma sensibilidade espiritualizada que reivindica a totalidade mágica da existência e apelam permanentemente à imaginação e ao sonho, não como formas de escapismo mas como factores poderosos de modelação do ser.

Mais recentemente, acrescentou à sua obra a série Triângulo Jota de narrativas de mistério e indagação, sendo considerado “o primeiro a conseguir reformular e enriquecer, com sucesso, os modelos conhecidos”.

Actualmente com 16 títulos, a Triângulo Jota cativou já perto de um milhão de leitores. Embora a acção dessas histórias seja por vezes vertiginosa, constitui-se como palco para o teatro dos sentimentos. As personagens, expurgadas de infantilidades e artificialismo, são construídas a partir do espaço e do tempo da sua consciência e não pela sua esfera de acção, o que as torna reconhecíveis. A perfeição estrutural dos enredos, um uso peculiar do fantástico e uma “visualidade” quase cinematográfica são algumas das qualidades dessas e de outras obras narrativas do autor.
Considerado um dos mais importantes escritores da sua geração, pela originalidade e singular irreverência da sua obra, Álvaro Magalhães foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura, logo desde o início da sua carreira literária.

Recentemente, integrou a delegação portuguesa ao Salão do Livro de Genebra de 2001, em que Portugal foi convidado de Honra. Neste mesmo ano, o título Hipopóptimos – Uma História de Amor foi seleccionado para integrar o Projecto BARFIE (Books and Reading For Intercultural Education), que visa a construção de uma biblioteca europeia composta por obras de reconhecida importância para a promoção da educação intercultural.

Os Prémios


- Cinco dos seus livros para crianças ("História com Muitas Letras", "O Menino Chamado Menino", "Isto é que foi Ser!", "Histórias Pequenas de Bichos Pequenos" e "O Homem que não Queria Sonhar e outras Histórias") foram premiados pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura, em cinco anos consecutivos, entre 1981 e 1985.


- Menção Honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2000 para o livro "O Limpa-Palavras e outros Poemas" (ilustrado por Danuta Wojciechowska).

- Nomeado para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books For Young People) em 2002, com "O Limpa-Palavras e outros Poemas".


- Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens 2002 (modalidade de texto literário) para o livro "Hipopóptimos – Uma História de Amor".

Sem comentários:

Enviar um comentário